Basta uma caminhada despretensiosa pelo centro de Arequipa, cidade que recebe os jogos do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20, para entender que a competição, que classifica duas equipes para a Olimpíada de Londres, em 2012, já tem uma estrela consagrada: Neymar. A atenção que o atacante recebe da mídia especializada e a curiosidade que desperta entre os torcedores são tão grandes que o craque conta, desde terça-feira, com apoio especial e familiar. Desembarcou pela manhã, no Peru, Neymar da Silva Santos, pai do camisa 7. "Ele (o pai) é um espelho para mim e sempre me ajuda."
Pilar Olivares/Reuters
Show. Neymar fez dois belos gols e participou de outro nos 5 a 1 sobre o Chile
Seu Neymar não esconde a alegria ao falar de seu garoto. O reconhecimento da opinião púbica mundial o orgulha. "A gente sabe o potencial que o Neymar tem, e ele sempre contou com muita orientação e apoio dentro de casa para ter tranquilidade e condições de fazer o que sabe tão bem que é jogar futebol", afirmou o pai, que revelou o que o deixou surpreso até aqui. "Sem dúvida os quatro gols na estreia. Ninguém espera um aproveitamento desse com a camisa da seleção brasileira e ainda em uma competição oficial."
Neymar é o artilheiro isolado, com sete gols em quatro jogos (foi poupado contra o Equador, na primeira fase).
Dois detalhes, porém, têm incomodado Silva e os integrantes da comissão técnica brasileira: a violência dos rivais e a conivência da arbitragem. "O que temos percebido é que as equipes que nos enfrentam praticam o antijogo e muitas vezes descambam para a violência. Temos orientado os atletas para que não caiam nesse clima", observou o técnico Ney Franco. "Chama ainda mais atenção a conivência dos árbitros. Eles deveriam ser os primeiros a zelar pela integridade dos jogadores, mas não é isso que tem ocorrido."
Pendurado. Neymar voltou a brilhar na madrugada de terça-feira, na estreia do Brasil na fase decisiva, nos 5 a 1 sobre o Chile. O santista comandou a vitória ao marcar dois gols (um deles, o primeiro, de falta). Os outros três gols foram anotados por Lucas, Diego Maurício e Willian. A notícia ruim é que Neymar recebeu cartão amarelo e, se levar mais um, será suspenso. "Isso nos preocupa, pois ainda temos quatro jogos decisivos pela frente", disse Ney Franco, referindo-se às partidas contra Colômbia (na madrugada de sexta), Argentina, Equador e Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário