A primeira vez com a Amarelinha
Neymar não sentiu o peso da camisa amarela em sua estréia na Seleção Brasileira. Seu primeiro jogo defendendo o time penta-campeão do mundo foi contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto de 2010, no New Meadowlands Stadium, em New Jersey (EUA).
Considerado o melhor jogador da partida, Neymar, mesmo com 18 anos demonstrou personalidade partindo para cima da zaga adversária e tentando decidir o jogo com suas jogadas de habilidade. Ao mesmo tempo, atuando ao lado de Ganso e Robinho, ele também pode demonstrar todo o entrosamento dos meninos da vila, fazendo brilhar os olhos dos brasileiros que há muito tempo esperavam por um futebol arte.
E para marcar sua chegada a seleção, aos 28 minutos, com bela jogada e um toque de primeira, Robinho serviu André Santos que cruzou na medida para Neymar cabecear direto para as redes e para fazer 1 a 0 com o seu primeiro gol com a camisa da Seleção Brasileira.
Sensação do jogo, além de conquistar de vez o público brasileiro, Neymar encantou o mundo que noticiou assim o início da trajetória da era Mano Menezes:
SANTOS FUTEBOL CLUBE
Em 07 de março de 2009 o jovem Neymar faz sua estréia pela equipe principal do SANTOS jogando contra o Oeste de Itapolis no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. O menino de então 17 anos entrou aos 59 minutos de jogo e terminou a partida vitorioso onde seu time ganhou de 2x1 e ele impressionou a todos que o assistiam aquela partida com um belo futebol apresentado.
O Santos FC acabou o campeonato Paulista de 2009 em segundo lugar, perdendo os jogos finais para o então campeão Corinthians.
Em 2010, Neymar visivelmente mais forte e maduro e com seu time entrosado dentro de campo, tem seu melhor ano futebol profissional, sendo Campeão Paulista e da Copa do Brasil, e respectivamente o 3º melhor marcador do estadual e artilheiro da Copa do Brasil com 11 gols .
Estatisticas do Neymar no Santos:
Paulista 2010 – 19 jogos – 14 gols
Copa do Brasil 2010 – 8 jogos – 11 gols
Brasileiro 2010 – 24 jogos – 10 gols
Amistosos 2010 – 3 jogos – 1 gol
Paulista 2009 - 12 jogos – 3 gols
Copa do Brasil 2009 – 3 jogos – 1 gol
Campeonato Brasileiro 2009 - 33 jogos – 10 gols
Paulista 2010 – 19 jogos – 14 gols
Copa do Brasil 2010 – 8 jogos – 11 gols
Brasileiro 2010 – 24 jogos – 10 gols
Amistosos 2010 – 3 jogos – 1 gol
Paulista 2009 - 12 jogos – 3 gols
Copa do Brasil 2009 – 3 jogos – 1 gol
Campeonato Brasileiro 2009 - 33 jogos – 10 gols
Curiosidades
No dia 28 de Setembro de 2010, Neymar completa 100 jogos pelo Santos e no dia 17 de Setembro de 2010 completa seu gol de numero 50.
Na Copa do Brasil de 2010, Neymar marcou 5 gols em uma unica partida oficial contra o Naviraiense. O Santos ganhou o jogo por 10x0.
O time do Santos de 2010 foi apelidado de “Meninos da Vila” pelo futebol encantador e pela baixa média de idade dos craques que encantaram o Brasil no primeiro semestre de 2010.
Desde sua estréia como jogador de futebol profissional Neymar já tem as seguintes conquistas.
. Vice-campeão Paulista - 2009
. Revelação do Campeonato Paulista - 2009
. Campeão Paulista - 2010
. Melhor jogador do Campeonato Paulista - 2010
. Seleção do Campeonato Paulista - 2010
. Campeão da Copa do Brasil - 2010
. Artilheiro da Copa do Brasil com 11 gols - 2010
_________________________________________________. Revelação do Campeonato Paulista - 2009
. Campeão Paulista - 2010
. Melhor jogador do Campeonato Paulista - 2010
. Seleção do Campeonato Paulista - 2010
. Campeão da Copa do Brasil - 2010
. Artilheiro da Copa do Brasil com 11 gols - 2010
Neymar da Silva Santos Júnior (Mogi das Cruzes, 5 de fevereiro de 1992) é um jogador de futebol brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Santos.
Carreira
Santos
2009: O início
Neymar estreou no time profissional do Santos em 7 de março de 2009, contra o Oeste, de Itápolis, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 2-1 e válida pelo Campeonato Paulista. Neymar marcou o primeiro gol da carreira em 15 de março de 2009,contra o Mogi Mirim, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 3-0 e válida pelo Campeonato Paulista.
Mais tarde, nas semifinais da competição, o Santos encarou o Palmeiras, onde acabou vencendo os dois jogos por 2-1, com Neymar marcando o gol da vitória no primeiro duelo, realizado na Vila Belmiro. No entanto, o jogador não fez boas atuações nas duas partidas que decidiram a final do Paulistão, em que o Peixe acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo o título para o Corinthians. Contudo, Neymar foi eleito a revelação do campeonato.
Pelo Campeonato Brasileiro, foi o grande destaque do Santos ao lado de Paulo Henrique Ganso. Apesar disto, o Peixe teve uma fraca campanha no Brasileirão, terminando na 12ª posição.
2010: Os "Meninos da Vila" e o destaque
Iniciou a melhor temporada de sua carreira pelo Campeonato Paulista, no qual Neymar marcou cinco gols em cinco clássicos e ajudou o Santos a se consagrar Campeão Paulista de 2010, fazendo três gols contra o São Paulo, um contra o Corinthians, e um contra o Palmeiras. Contra o São Paulo (na primeira fase) a partida foi vencida por 2-1, já nas semifinais foram duas vitórias (3-2 e 3-0), contra o Corinthians a partida também foi vencida pelos Santos, por 2-1. Contra o Palmeiras, sua equipe perdeu pelo placar de 4-3. Após a fantástica campanha no estadual, a equipe formada por Neymar, Paulo Henrique Ganso, Robinho, André e cia. foi apelidada de "Meninos da Vila", pelo fato destes terem uma média de idade abaixo do padrão das grandes equipes do futebol brasileiro.
O segundo título da temporada viria na Copa do Brasil. Novamente o Santos fez uma excelente campanha, aplicando consecutivas goleadas, como o 10-0 sobre o Naviraiense e o 8-1 sobre o Guarani. Neste jogo, Neymar marcou, até então, o maior número de gols em uma única partida oficial, fazendo cinco dos oito tentos da equipe santista, em partida disputada na Vila Belmiro, jogo de ida das oitavas-de-final da competição. No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols mais importantes de sua carreira, ajudando o Santos a vencer por 2-0 a partida de ida, contra o Vitória. Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio, e Neymar o artilheiro com 11 gols.
Seleção Brasileira
O atleta já defendeu a Seleção Brasileira Sub-17. Participou do Campeonato Mundial Sub-17 de 2009, onde o Brasil foi eliminado logo na primeira fase da competição. Neymar marcou um gol na partida de estreia, contra o Japão, vencida pelo Brasil por 3 a 2. Em 2011, irá participar do Sul-Americano Sub-20, torneio que vale vaga nas Olimpíadas de 2012.
Já na Seleção principal, foi convocado pela primeira vez no dia 26 de julho de 2010 pelo técnico Mano Menezes, para um amistoso contra osEstados Unidos, em Nova Jérsey onde teve a oportunidade de marcar seu primeiro gol vestindo a camisa canarinha. Após ficar de fora da convocação seguinte devido ao seu atrito com Dorival Júnior no Santos, foi chamado novamente pela seleção no dia 29 de outubro para o amistoso contra a Seleção Argentina, na qual o jogador jogou bem,mas a seleção foi surpreendida pela rival no final perdendo por 1x0. No dia 17 de Janeiro de 2011 fez sua estreia no Pré Olímpico marcando os quatro gols do Brasil sobre o Paraguai (4-2), além de ter destruido a defesa paraguaia com dribles desconcertantes. Após a belíssima atuação, o jornal argentino Olé destacou Neymar na vitória chamando-o de 'NEYMARADONA'. Nesse mesmo jogo, Neymar se igualou a um recorde pré-olimpico de marcar 4 gols na partida de estréia do pré-olimpico, conquistado por Caio Ribeiro, atualmente comentarista da Globo.
Polêmicas
O jogador esteve envolvido em várias polêmicas nos últimos tempos:
- Em 2 de abril de 2010, juntamente com outros jogadores evangélicos do Santos como Paulo Henrique Ganso e Robinho, Neymar se recusou a distribuir ovos de páscoa em um gesto de caridade para uma instituição de viés espírita de Santos, chamada “Mensageiros da Luz”, alegando razões religiosas;
- Em 2 de setembro de 2010, em um jogo contra a equipe do Avaí pelo Campeonato Brasileiro, o técnico da equipe catarinense, Antonio Lopes disse que durante a partida Neymar teria provocado o capitão do Avaí, Emerson Nunes, ao dizer: “Sou milionário e posso tudo”. Neymar negou ter feito isso;
- Em 15 de setembro do mesmo ano, em uma partida contra o Atlético Goianiense, ao receber ordens do técnico santista, Dorival Junior, para não bater o pênalti, Neymar, furioso, discutiu com o treinador. Segundo o site esportivo LANCE!, a fúria de Neymar continuou após o jogo, no vestiário chegando, inclusive, a atirar um copo com isotônico no auxiliar de Dorival. O técnico da equipe goiana, René Simões, disse nunca ter visto um jogador tão “mal-educado” como Neymar e que estão “criando um monstro”. O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, repudiou a atitude de Neymar. O episódio culminou com a demissão de Dorival Junior;
- Após esse episódio, Mano Menezes não convocou Neymar para "deixar problemas fora da Seleção";
- Em 6 de outubro de 2010, o periódico esportivo LANCE! publicou uma reportagem na qual afirma que noitada de Neymar e de outros jogadores santistas com garotas de programa após um jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, iniciou queda de Dorival Junior pois este,ao saber do ocorrido que foi registrado por câmeras de segurança do hotel em que a equipe estava hospedada, ficou revoltado e pediu punição a Neymar e os outros jogadores à diretoria do Santos, mas não foi atendido;
- O maior jogador da história do Santos, Pelé, também criticou as atitudes de Neymar no começo do ano, quando o elenco santista tinha craques como Paulo Henrique Ganso, Robinho, Wesley e André para dividirem responsabilidades com Neymar, e disse que "Ele estava jogando mais para torcida e para a televisão do que para o time. Ele fazia muita firula, caía muito". E acrescentou: "Eu falo com o Neymar algumas vezes e digo: você reclama do que, cara? Hoje em dia vocês jogam uma partida e todo mundo vê, ganham em um dia o que a gente ganhava no mês".
- No dia em que foi convocado novamente para a Seleção Brasileira, Neymar e outro companheiro de time, o atacante Marcel se desentenderam e chegaram a trocar empurrões e muitos xingamentos. Os outros jogadores chegaram para apartar a briga, e o lateral Pará conseguiu segurar Marcel. Logo em seguida, Neymar deixou o gramado e foi para os vestiários do CT;
- Em 4 de novembro de 2010, Neymar entrou em atrito com a imprensa durante uma entrevista coletiva ao ser indagado sobre as polêmicas nas quais vem se envolvendo. Em uma das respostas ríspidas que deu, Neymar disse que "se vocês (jornalistas) me deixarem sem polêmicas, espero que daqui para frente eu nunca mais saia da seleção".
- Em 5 de janeiro de 2011, numa entrevista, o ex-volante santista Roberto Brum fez uma revelação bombática sobre a demissão de Dorival Junior: segundo o jogador, o elenco foi ameaçado de "não ganhar salário se o Neymar não jogasse contra o Corinthians" e afirmou que "nem o presidente (Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro) e nem o diretor de futebol (Pedro Luiz Nunes Conceição) queriam a demissão dele (Dorival). Mas a ordem veio lá de cima, de São Paulo. Ordem acima do presidente". Brum acrescentou que "O Dorival precisava ganhar o comando do grupo, e isso só ia acontecer com a punição ao Neymar. O Dorival precisava ser respeitado. Ele é uma autoridade e o Neymar tinha que entender isso".
Títulos
- Santos
- Campeonato Paulista: 2010
- Copa do Brasil: 2010
Campanhas de destaque
- Santos
- Campeonato Paulista: 2º lugar - 2009
Prêmios individuais
- Santos
- Revelação do Campeonato Paulista de 2009
- Melhor jogador do Campeonato Paulista de 2010
- Seleção do Campeonato Paulista 2010
- Indicado para o Prêmio Puskás da FIFA 2010.
- Bola de Prata (Placar): 2010
- Chuteira de Ouro (Placar): 2010
- Prêmio Craque do Brasileirão, seleção do Campeonato Brasileiro: 2010
- Melhor Primeiro Atacante do Campeonato Brasileiro (Troféu Mesa Redonda): 2010
- 5º Melhor Jogador Jovem do Mundo pela World Soccer: 2010
Artilharias
- Copa do Brasil: 2010 (11 gols)